quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"Não há melhor fragata do que um livro para nos levar a terras distantes" Emily Dickinson

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ontem eu citei o livro de Ítalo Calvino: Se um viajante numa noite de inverno, comentando meu encontro e minha predileção sobre o mesmo e hoje me deparei com fotografias com escultura feitas em livros e que me trouxe de volta a ele.
Quem leu o livro deve lembrar daquele personagem que não queria aprender a ler porque tinha preguiça antecipada da possibilidade de ter de ler as letras que encontrasse em sua frente; mas o interessante é que mesmo assim descobre uma utilidade, a seu modo, claro, para os livros que encontra - embora as vezes leve-os a uma transformação nada agradável a quem gosta do livro para leitura; e faz com eles esculturas, mesmo a contragosto de sua namorada (pra quem ainda não leu, ele pega os livros da namorada escondido para fazer a sua arte!)
O curioso dessa parte da história que se desdobra e se multiplica em muitas outras é que o livro está presente na vida de toda a gente do enredo e Calvino faz nós sentirmos a influência de seu livro em nós também colocando-nos como personagem do mesmo. E cada um encontra seu motivo para amar os livros! Isso é fantástico!


Essa escultura de autoria da artista inglesa Su Blackwell, a meu ver uma obra prima, é um exemplo da criatividade artistica que os livros são capazes de inspirar.

fonte da imagem e para visualisar mais http://www.zupi.com.br/index.php/site_zupi/view/esculturas_de_livros/

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Caminhos...

O Título desse blog baseado numa citação de J.L.Borges que diz: "Todos os caminhos conduzem a um encontro ou um livro" me ocorreu pelo fato de ser uma figura de linguagem criativa condizente com os surpreendentes encontros que ora por outra a vida nos presenteia com Livros Fascinantes ou emoções que suas páginas encerram... Todos nós temos aquele livro cuja descoberta dele foi marcante... Pra mim o livro cujo encontro casual ou destinado - como queiram, foi inesquecível foi Se um viajante numa noite de inverno de Ítalo Calvino... descobri Calvino com esse livro e o consagrei em minha predileção eterna!
Descobri hoje em minhas pesquisas aqui na net que pra quem mora na Cidade do Kansas (Missouri - USA) ou quem por lá passa... é possível ler essa frase ao pé da letra mesmo... Veja isso:


Essa é a fachada da Biblioteca da cidade. 
E se ali tiver o título do seu livro predileto?
A gente costuma entrar figuradamente dentro de um livro...e como será entrar literalmente? Se nos meus caminhos da vida estiver essa avenida eu quero pensar que estou mesmo entrando em Livros!!!